Peça agora (85) 3224-6300 | (85) 3512-3442

Confira as mudanças da placa do seu carro com a implantação do padrão Mercosul

4 de fevereiro de 2020

A nova placa do padrão Mercosul será utilizada em todos os estados brasileiros a partir do dia 03 de fevereiro, após seis adiamentos. A mudança já havia sido implementada em 10 estados brasileiros, como Rio de Janeiro e Espírito Santo. Entre as alterações estão o novo design e a utilização de quatro letras e três números. O novo modelo permite mais de 450 milhões de combinações, o que, considerando o padrão de crescimento da frota de veículos no Brasil, pode valer por mais de cem anos.    Outra novidade é o sistema de QR Code, que contém informações do veículo, dificultando o processo de falsificação e/ou clonagem. Além disso, assim fica mais fácil fazer o rastreamento do veículo.     A mudança da placa ainda não é obrigatória, mas, por enquanto, a troca será necessária para veículos que tiveram transferência de propriedade ou categoria. Por exemplo, em caso de troca de placa danificada ou roubada, se houver troca do município no documento e para os modelos zero-quilômetro, em seu primeiro emplacamento.   Se você quiser aderir a novidade, mesmo ela não sendo ainda obrigatória, basta pagar a taxa de adesão, porém o valor ainda não foi definido aqui no Estado. No Ceará, a partir do dia 2 de março, todos os postos do Detran-CE poderão fazer a alteração.     

  • Disposição alfanumérica
    O sistema da placa Mercosul, que já está em vigor no Uruguai e na Argentina, é semelhante ao utilizado na Europa. O modelo tem fundo branco, com quatro letras e três números, dispostos de maneira aleatória. A categoria do veículo pode ser identificada a partir da combinação alfanumérica. Carros particulares utilizam a cor preta. A vermelha é para táxis, veículos comerciais e de autoescola. Já o azul é para carros oficiais, enquanto o verde é para os de teste. Por fim, o dourado identifica carros diplomáticos e o prateado, modelos de coleção. Em uma tarja azul fica o nome e a bandeira do país, além do emblema do Mercosul.

24 de agosto de 2020

Como saber se o carro precisa de alinhamento? Confira

Imagine a seguinte situação: você coloca seu volante centralizado direito e, durante o percurso, ele fica puxando para um lado ou para o outro. Esse é apenas um de mu

Leia mais
3 de agosto de 2020

Reabertura das concessionárias: carro novo ou usado?

Com a chegada da pandemia da covid-19, algumas cidades decretaram o fechamento do comércio por tempo indeterminado como uma maneira para

Leia mais
27 de julho de 2020

Hyundai vende mais de 1 milhão de carros no Brasil

Lendo esse título, você pode pensar que foi uma tarefa fácil. Mas, voltando 20 anos, a Hyundai no nosso país não era nada promissora.

Leia mais
Faça seu pedido