Conheça o primeiro carro elétrico da marca Volkswagen

Conheça o primeiro carro elétrico da marca Volkswagen

Chegou no mercado europeu o Volkswagen ID.3, primeiro carro de propulsão exclusivamente elétrica da marca. Vindo com uma série de novos conceitos nesta era de eletromobilidade, o equipamento traz uma caixa de transmissão de apenas 1 marchas à frente, e ré.  

 

O veículo tem um motor de acionamento eletrônico APP310 de 310 cv que transmite energia para as rodas motrizes usando uma caixa de velocidades extremamente compacta, de marcha única. Isso consiste em uma caixa de transmissão simplificada para lidar com todas as situações de direção. 

 

A engrenagem única é suficiente para o motor de acionamento porque a força que permite o movimento e a velocidade de um veículo depende da velocidade de rotação do seu sistema de tração. Com um veículo com um motor de combustão, o torque aumenta junto com a velocidade do motor e depois cai novamente. No entanto, com um motor elétrico, o torque máximo está disponível imediatamente e permanece constante em uma ampla faixa de velocidades. Portanto, não é absolutamente necessário o uso de uma caixa de engrenagens de várias marchas para atingir a velocidade desejada ou o torque necessário ao longo da curva de velocidade.

 

Acionando a ré, a direção do sistema de acionamento elétrico é simplesmente invertida. Além de vários outros componentes, a eletrônica de potência é responsável também pelas características de energia do sistema de acionamento. Para atingir a potência máxima de 150 kW, a unidade de acionamento elétrico deve girar em alta velocidade.

 

Como um sistema de acionamento elétrico é muito silencioso, o nível de ruído em um veículo eletrônico é muito importante. Até as menores fontes de ruído podem ser ouvidas repentinamente. As peças da caixa de 1 velocidade devem, portanto, ser fabricadas com grande precisão para garantir que não causem ruído adicional. No final da linha de produção, não apenas as características de energia do sistema de acionamento elétrico são verificadas – os valores de ruído relevantes também.