Muitos brasileiros se anteciparam e já realizaram o pagamento do seguro de Danos Pessoais por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT). Mas o valor que estava na tabela ainda era o referente a 2019. Recentemente o valor foi atualizado e o dinheiro pago a mais será devolvido ao contribuinte.
Essa mudança de valor aconteceu em janeiro de 2020, quando o Conselho Nacional de Seguros Privados propôs que fosse implementado um desconto. O valor sendo cobrado de forma integral gerou um fundo de R$5,8 bilhões.
A princípio o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a medida a pedido da Seguradora Líder, que é responsável pelo seguro DPVAT. Porém o mesmo órgão voltou atrás e ofertou o desconto, atualizando os valores de 2020.
Para pedir a devolução da diferença você precisa entrar no site da Líder (https://restituicao.dpvatsegurodotransito.com.br/) e informar o número de CPF ou CNPJ, renavam do veículo, email, telefone, data que foi feito o pagamento, valor pago e o banco (agencia e conta corrente ou poupança).