Problemas elétricos mais comuns no mundo automobilístico. Saiba quais são.

Problemas elétricos mais comuns no mundo automobilístico. Saiba quais são.

Mesmo com a revisão e manutenção atualizada do veículo, alguns problemas elétricos podem surgir, principalmente, na bateria e no alternador. Se a manutenção estiver atrasada, então os defeitos no sistema elétrico só tendem a aumentar. Na maioria das vezes, isso acontece por causa do uso constante do veículo em engarrafamentos, por exemplo. Em situações piores, quando o problema já está avançado, ele pode se tornar um incêndio de grandes proporções. 

 

Pensando nisso, hoje trouxemos alguns problemas elétricos comuns que aparecem nos veículos. Por isso, continue lendo e fique atento aos sinais que o seu carro dá para evitar dores de cabeça no futuro. 

 

Alternador 

 

A função de um alternador é converter energia mecânica em energia elétrica e ele funciona como uma ligação entre o motor e a bateria. Por isso, se ele ficar danificado, é considerado um problema elétrico, pois pode dificultar o carregamento da bateria. Evitar o contato com a água é um dos cuidados para não passar por esse tipo de situação. 

 

Motor de partida

 

Também conhecido como motor de arranque, esse componente transforma energia elétrica em mecânica. Para evitar problemas, é preciso trocar as escovas dele quando atingir, em média, a marca de 100.000 km. Para identificar qualquer dano relacionado ao motor de partida, é só observar se é preciso dar partida no carro várias vezes para a ignição pegar. 

 

Bateria 

 

Ela é a grande acumuladora de energia e responsável por toda a parte elétrica do veículo. Por isso, quando ela perde a capacidade de armazenar carga, fica sem força para fazer o motor girar. Quando existe algum problema relacionado à bateria, normalmente, o carro não consegue dar partida. Uma boa manutenção é importantíssimo para evitar essas situações. 

 

Iluminação 

 

A iluminação do veículo é importante, principalmente, para a segurança do motorista e das demais pessoas que trafegam na estrada. Por serem bastante usados, alguns componentes como faróis, lanternas e pisca-alerta podem funcionar de forma mais lenta e falhada. Fazer a inspeção regular do carro é fundamental para reparar esses danos.  

 

O sistema elétrico é fundamental para o bom funcionamento do veículo. Por isso, fique atento aos sinais que seu carro dá e não deixe de fazer a manutenção constante do veículo para remediar esses problemas.