Algumas pessoas acreditam que a revisão de um carro só é necessária quando se vai viajar. A revisão, que pode ser preventiva, corretiva ou preditiva, pode evitar que você fique enguiçado no meio da estrada durante a sua viagem, porém, ela não deve ser feita apenas nessas situações.
A revisão periódica do seu carro pode ajudá-lo a funcionar da maneira correta, otimizando o consumo de combustível e ainda prolongando a vida útil dos seus componentes.
Quer saber como funciona a revisão? É só continuar a leitura logo abaixo!
O ideal é que a revisão automotiva seja realizada periodicamente a cada 10.000 quilômetros rodados. Alguns automóveis possuem um tempo ideal para revisão diferente, podendo ser em menor ou maior quilometragem.
Portanto, para que não haja mal entendidos sobre o assunto, é importante que você consulte o Manual do Proprietário para se certificar quanto à periodicidade da revisão.
Não negligencie a revisão do seu veículo. Por meio dela você poderá aumentar a vida útil dos componentes e otimizar a performance do seu carro. Cada veículo tem um tipo de revisão de acordo com a manutenção a ser realizada, conheça-as a seguir.
– Manutenção Preventiva
É feita para evitar que você tenha problemas graves (e caros) com o seu automóvel, nela são analisados todos os componentes do veículo com o intuito de evitar a substituição de peças danificadas, processo que costuma ser mais caro e demorado que a manutenção preventiva em si.
– Manutenção Preditiva
É capaz de prever possíveis falhas no automóvel por meio do acompanhamento, inspeção e monitoramento periódico. Os processos que envolvem esse tipo de manutenção analisam as vibrações no volante e caixa de direção, os óleos, o estado das superfícies e a estrutura do automóvel. A análise dos desgastes desses itens possibilita que o proprietário possa programar os reparos necessários com antecedência.
– Manutenção Corretiva
Geralmente a manutenção corretiva é feita quando o problema já está afetando o bom funcionamento do veículo. Quando a revisão do carro é feita periodicamente, dificilmente a manutenção corretiva irá pegar o proprietário de surpresa. Quando isso ocorre, o carro precisa ficar mais tempo na oficina para a correção dos problemas, impactando negativamente a rotina do motorista.
Checklist da revisão do veículo
Confira os principais itens que devem ser analisados na revisão:
- Pneus;
- Luzes;
- Radiados;
- Óleos;
- Fluido de freio;
- Suspensão;
- Amortecedores;
- Embreagem;
- Filtro de combustível;
- Vela de ignição;
- Pintura;
- Bateria.
No Baratão das Baterias você conta com check-up e instalação gratuita!
No Baratão das Baterias você encontra as melhores opções de baterias automotivas pelos menores preços. Baratão das Baterias, há 14 anos especialista na representação de acumuladores elétricos e baterias automotivas, atendendo clientes com satisfação, compromisso e padrão de qualidade mundial de alto nível. Aqui você conta com entrega grátis para Fortaleza (CE), check-up e instalação gratuita dos produtos no seu veículo. Clique aqui e conheça os nossos serviços.