Sensor de ponto cego: como funciona e quais as suas vantagens?

Sensor de ponto cego: como funciona e quais as suas vantagens?

Ter cuidado na hora de dirigir é uma obrigação diária de todo motorista. Porém, o avanço da tecnologia vem ajudando os condutores a manter o trânsito cada vez mais seguro. Um exemplo disso são os sensores de ponto cego e a sua principal característica é avisar ao motorista que tem algo atrás do carro que ele não conseguiu ver.

Mesmo ajeitando os bancos e os espelhos da forma mais perfeita possível, todos os carros continuam tendo um ponto cego, afinal, nem sempre é possível ver o que acontece dos lados ou atrás do veículo, e isso, infelizmente, pode ser o motivo de muitos acidentes. Normalmente, isso acontece por causa das colunas da carroceria do carro. Essas áreas, apesar de parecerem invisíveis, podem ser ocupadas por um pedestre, ciclista, moto, ou até mesmo outro carro.

Como funciona?
A ideia do sensor de ponto cego é aumentar o campo de visão do motorista, ajudando a evitar acidentes pela falta de visibilidade nos espelhos do automóvel. Esse dispositivo também é útil para auxiliar a fazer manobras. Funciona assim: no espelho retrovisor (ou próximo a ele), uma pequena luz avisa se tem alguém ou alguma coisa fora do campo de visão do motorista. Existem também dois leds no sensor de ponto cego, um verde e um vermelho. O primeiro mostra que não existe nada atrás do carro. Já o segundo avisa que tem algo ou alguém atrás do veículo.
Quais são as vantagens?

Além do conforto e segurança para o motorista, são muitas as vantagens para quem busca investir em um sensor de ponto cego. A principal delas, como já foi dito, é evitar o número de acidentes causados no trânsito. Porém, para quem procura praticidade, o sensor de ponto cego auxilia a fazer manobras para estacionar e para fazer ultrapassagens. O dispositivo também ajuda a evitar pequenos acidentes, como batidas e arranhões em
garagens ou ao tentar estacionar na rua.

É importante lembrar que evitar o ponto cego ainda é uma das melhores formas para se evitar esses contratempos. Isso vai depender das habilidades de condução do motorista.
Regular bem os bancos, retrovisores e pedais do veículo é uma dica fundamental para aumentar o campo de visão do motorista e evitar acidentes. Afinal, apesar de ser uma tecnologia importante, o sensor de ponto cego deve ser apenas um complemento.