Volkswagen Gol completa 40 anos, se tornando o carro mais vendido da história

Volkswagen Gol completa 40 anos, se tornando o carro mais vendido da história

Conhecido por muitos brasileiros, a Volkswagen lançava, em maio de 1980, o Gol, como uma espécie de sucessor do Fusca. Agora, após 40 anos, o modelo surpreendeu batendo todos os recordes de venda e se tornando o carro mais produzido, vendido e exportado da indústria brasileira. Já são mais de 8 milhões de unidades produzidas no país. Desde quando foi lançado, ele foi o mais vendido por 27 vezes consecutivas, entre 1987 e 2013, perdendo o posto para o Fiat Palio, em 2014.  

  •  Uso de novas tecnologias 

Ao longo da sua história, o Gol ganhou destaque por sempre introduzir novas tecnologias em sua produção. A versão GTI esportivo foi o primeiro carro com injeção eletrônica, em 1988. Já em 2003, o Gol foi o primeiro automóvel flex do Brasil. A Volkswagen também de antecipou oferecendo um motor 1.0 sobrealimentado. Mas como a novidade ainda não estava consolidada, acabou saindo de linha. Em 2018 foi feita a última grande novidade, com o câmbio automático. A inovação apenas chegou tempos depois nas concorrentes. Em 2019, ele até chegou entre os cinco carros mais vendidos no Brasil, mas depois disso acabou ficando para trás diante de rivais mais modernos.

 

  •  Edições especiais 

Com a criação do Gol, outros modelos surgiram. Além da versão hatch, a Volkswagen criou a picape Saveiro, que acompanha o Gol desde a primeira geração, o sedã Voyage, que, após um hiato, retornou em 2008 e a perua Parati, que deixou de existir na última troca de gerações. Além disso, também foram feitas edições especiais, desde as esportivas, GTI, GTS, GT, passando pelas aventureiras Rallye e Track e as comemorativas, Copa, Seleção e Vintage, por exemplo.