Um item indispensável de segurança para o seu veículo precisa estar sempre em ordem, certo?! Por isso manter o sistema de freios funcionando em perfeito estado é algo fácil de fazer. Normalmente, as informações estão publicadas no manual do proprietário, onde é necessário fazer a revisão a cada 10 mil quilômetros.
Mesmo você tendo todo cuidado, alguns imprevistos podem surgir! O mais comum está relacionado com a retífica do disco, que pagando menos pode recuperar o componente por completo. Mas é importante analisar se o disco tem a espessura necessária para retificar, ou seja, eliminar os sulcos irregulares da superfície do metal.
Além disso, existem outros cuidados importantes:
- Troca de pastilhas
Esse equipamento deve ser o primeiro verificado, pois se for identificado desgaste, a troca precisa ser imediata.
- Trocar tambor por disco
A troca só acontece caso o veículo seja de competição, pois se o procedimento for feito sem necessidade pode influenciar no desempenho do veículo.
- Peças similares
Procure evitar o uso de peças similares ou de “segunda mão”, pois muitas vezes elas não têm garantia ou normas de segurança.
- Manutenção preventiva
Quando o assunto são discos, pastilhas ou tubos de borracha não existe uma prevenção, ou está tudo em ordem ou a troca precisa ser imediata.
- Fluido de freio
Fique atento a ruídos anormais ou mudanças na sensibilidade e altura do pedal de freio. Isso pode ser um sinal de que o nível do fluido de freio está baixo. Por isso, ao abrir o capô, é importante observar a situação do fluido, que cai conforme o desgaste das pastilhas aumenta.
Estando sempre atento, você não terá problemas com o freio do seu carro!