Chegou o final de semana e a família toda está pronta para viajar! Mas o mesmo problema se repete: quem vai ficar cuidando do pet? É difícil achar um amigo ou vizinho de confiança para ficar responsável por ele. Dar comida, água e atenção, pelo menos três vezes ao dia, é uma tarefa que requer tempo e paciência. E, muitas vezes, os famosos hotéis para animais são caros demais e não compensam. A única solução possível é levar o bichinho junto!
Afinal, eles também merecem um pouco de diversão. Pensando nisso, hoje trouxemos algumas dicas que vão ajudar você na hora de encarar uma aventura com seu animal de estimação. Quer saber quais são? Então continue lendo.
1 – Caixa de transporte
O motorista, independente da situação, deve sempre estar concentrado no trajeto que está fazendo. Ou seja, ele não pode se preocupar onde e como está o animal de estimação.
Além disso, transportar um pet solto no carro pode gerar multa, apreensão do veículo e riscos à saúde do animal (em caso de acidentes de trânsito).
Por isso, o recomendado é que o pet esteja bem acomodado, de preferência, em uma caixa de transporte. É uma opção segura e prática. E se for uma caixa bem ventilada, o animal fica mais confortável ainda. Ah, e vale lembrar! A caixa de transportes também deve estar presa ao assento do carro.
(Quando for comprar a caixa de transporte, leve o animal junto para ter certeza de que o tamanho é o ideal para deixar ele confortável)
2 – Cintos de segurança
Diferente do que muitos pensam, os cintos de segurança não são só para os passageiros, mas para os animais também, principalmente, os de grande porte. É uma opção fácil e versátil de usar. Normalmente, o preço dos cintos de segurança são muito acessíveis. Eles funcionam como se fosse um peitoral, sendo preso no mesmo lugar do cinto de segurança.
3 – Paradas programadas
Se o percurso for muito longo, é preciso fazer paradas de hora em hora para que o pet faça suas necessidades. Afinal, assim como a gente, eles também precisam usar o banheiro.
Procure um lugar em que o animal possa fazer suas necessidades, sempre o deixando na coleira. Ah, e não se esqueça! Saia sempre com sacos plásticos para recolher toda a sujeira que ele fizer!
4 – Alimentação
A regra é simples: não dê comida para seu pet nas três horas antes da viagem. Já para a água, dê pelo menos uma hora antes. Sabe por qual motivo? Porque eles podem ficar enjoados durante o trajeto. Reduzir um pouco da comida também ajuda para que eles sintam menos vontade de defecar. Ao chegar ao destino final, lembre-se de dar a ração
para ele com uma quantidade maior.
Essas são as dicas mais importantes. Porém, também vale ficar atento a outras coisas:
● Verifique antes de viajar se o local para onde você vai aceita animais de estimação.
● Sempre deixe uma identificação na coleira do pet.
● Ande sempre com a carteira de vacinação dele.
● Leve uma bagagem para o pet, incluindo comida, água e brinquedinhos para que ele se sinta confortável.
Seguindo essas dicas, a viagem em família fica mil vezes melhor. Diversão é sempre bom, mas manter a segurança do seu pet é fundamental!