Recentemente, vários modelos de automóveis saíram de fábrica com a tecnologia “Start stop”, que faz com que o veículo desligue enquanto estiver parado. Criada pela empresa francesa Valeo, em 2004, esse sistema foi projetado visando o congestionamento de grandes vias, onde o carro fica muito tempo parado e volta ao movimento em pausas longas. A Valeo afirma que essa tecnologia é capaz de reduzir até 19% o consumo de combustível, além de reduzir as emissões de CO2 na atmosfera.
De uma forma bem simples, o sistema funciona como um alternador-motor, que trabalha com as duas funções carregando o sistema elétrico do carro e da bateria, fazendo com que o motor funcione mesmo com o carro aparentemente desligado.
Mas para o bom funcionamento da tecnologia, a bateria do carro precisa ser específica. Hoje temos no mercado os tipos AGM e Efb. A escolha por uma delas vai depender da necessidade do seu carro.
- Start-Stop simples
As baterias do modelo Efb (da sigla em inglês Enhanced Flooded Battery, em português Baterias Convencionais Melhoradas) são indicadas para os veículos com sistema simples de start stop. Sendo uma evolução das baterias convencionais, a Efb são recomendadas para automóveis que precisam de cargas rápidas para dar várias partidas ao longo do mesmo trajeto. Essa tecnologia também pode ser utilizada em aplicações especiais, como carros que são táxis ou aplicativos de mobilidade.
- Start-Stop avançado
A bateria do modelo AGM (do inglês Absorbent Glass Mat, em português Manta de Vidro Absorvido) foi criada para veículos com um sistema mais avançado. O seu nome é devido as placas de chumbo, que não são mergulhadas numa solução ácida, já que possui um sistema de mantas de lã de vidro que absorve essa substância aquosa, conferindo uma maior eficiência energética nos ciclos mais profundos de descarga. Assim, essa bateria é indicada para automóveis e também motocicletas com componentes mais sofisticados, como o turbo eletrônico e freio regenerativo.
Com base nessas informações é importante você ficar atento e escolher a bateria de acordo com a necessidade do seu carro, pois isso pode afetar na eficiência do equipamento e diminuir a sua vida útil. Outro agravante na utilização errada é a possibilidade de danificar os demais componentes do carro.