Bateria arriada: saiba como se prevenir

Bateria arriada: saiba como se prevenir

O seu dia começa maravilhoso. Você acorda cedo, toma um bom banho, depois parte para aquele café reforçado e, então, sai para trabalhar. Entra no carro, que está limpo e cheiroso, dá a partida e… Xiiii! A bateria arriou!! Esse problema é comum entre os motoristas. Afinal, quem nunca passou por essa situação? Pois é, quando tal fato acontece, significa que a vida útil da bateria do seu veículo chegou ao fim e ela precisa ser trocada. Mas afinal, você sabe os motivos que podem diminuir a vida útil de uma bateria automotiva? Nós listamos alguns dos erros que cometemos e que podem diminuir a durabilidade da bateria.

  • Falta de manutenção no alternador

– O problema no alternador é o mais comum, e o mais caro também. Quando o alternador não funciona como deveria, ele deixa de carregar a bateria. Como já revelamos, o alternador é o responsável por transformar a energia mecânica em elétrica e, desta forma, carregar a bateria do automóvel. Depois que o motor gira, o alternador manda energia para todas a fagulhas e demais elétricos do veículo.

 

Para ter certeza que o problema é o alternador, observe se quando você dirige o veículo morre ou as luzes do painel apagam ou ficam fracas. Caso isso aconteça, o alternador é o defeito do seu carro.

 

  • Faróis e luzes internas acesas

– É muito comum o motorista deixar o veículo e esquecer os faróis e as luzes internas acesas. Contudo, esse esquecimento diminui a vida útil da bateria do carro. Muitos veículos mantém os faróis acesos, mesmo trancados e com o motor desligado. Desta forma, observar se os faróis e as luzes internas estão desligadas são prevenções essenciais para aumentar a vida útil da bateria do carro.