A durabilidade da bateria do carro está relacionada com a forma de uso. Portanto, mesmo o equipamento tendo a maior garantia, é importante você ter certos cuidados, para prolongar o tempo de uso. Então vamos para a primeira dica: mantenha todos os equipamentos desligados antes de ligar o carro. Isso porque no momento da partida, o equipamento precisa fornecer energia para o motor de arranque conseguir dar o primeiro giro. Depois disso, é o alternador que assume o abastecimento de energia e a partir daí, você pode ligar o que quiser.
- Parece óbvio, mas ande no seu carro
Ligar o carro para fazer percursos muito pequenos é prejudicial, pois não dá tempo do alternador devolver a carga, gerando assim uma sobrecarga. Então não economize, rode com o seu possante, escolhe aquela música legal e dê uma volta a mais no quarteirão até ela acabar.
- Mais dicas
Fique atento aos sinais que o seu carro apresenta. Ele te avisa quando tem alguma coisa errada acontecendo, seja ficando mais manhoso na partida ou dando uma oscilada nos faróis. Outra coisa importante: não deixe a bateria esgotar para trocar. Isso é muito ruim não só pelas estações do rádio que se desconfiguram, mas porque você perde também informações valiosas do módulo do carro que podem, inclusive, elevar o consumo de combustível. Outra coisa, tome cuidado ao fazer alterações no carro, como, por exemplo, colocar um som mais potente. Dependendo dos equipamentos que você acrescenta no veículo, o sistema de carga pode não suportar e precisar de alterações para se adequar. Por fim, conheça as recomendações do seu carro. Alguns não aceitam ficar totalmente sem carga. Você pode até perder configurações da chave e gastar um dinheirão para resolver.