Diferente de como muitos pensam, existem vários tipos de bombas de combustível, onde cada uma tem as suas especificidades. Por isso é importante tomar os devidos cuidados para a manutenção desse equipamento, evitando, assim, um gasto excessivo na oficina. Para entender melhor sobre ela, vamos explicar o seu funcionamento. A grosso modo, esse componente leva o combustível até o motor. Embora a função sempre seja a mesma, as bombas de combustível podem funcionar de forma diferente, dependendo do modelo do veículo.
- Como fazer a manutenção preventiva?
A primeira coisa que você precisa ter em mente é: jamais ande com o tanque na reserva, pois isso pode causar até mesmo a queima do motor elétrico. Diferentemente das versões mecânicas, as bombas elétricas usam o próprio combustível para serem resfriadas e, caso o nível esteja sempre baixo, elas acabam sofrendo danos com o passar do tempo. Além disso, é muito importante ter atenção ao pré-filtro (que retém as sujeiras presentes no tanque), mangueiras, abraçadeiras e filtro principal. Infelizmente, o combustível brasileiro costuma ter muitas impurezas e, se esses filtros ficarem saturados, podem reduzir o fluxo, forçar a bomba e causar falhas no funcionamento do veículo. Portanto, é fundamental realizar a manutenção preventiva desses elementos filtrantes de acordo com as recomendações do manual. Um dos princípios básicos da direção defensiva é manter o carro em ordem. Por isso, siga as recomendações e faça uma inspeção detalhada no sistema de alimentação de combustível pelo menos a cada 15 mil quilômetros rodados. Porém, se você anda pouco com o carro ou em regiões com muito trânsito, reduza esse tempo.
- Por que é bom ficar atento à qualidade do combustível?
Se o combustível que você coloca no tanque não tiver qualidade, ele pode conter uma série de produtos químicos que danificam a bomba e outros itens do sistema de alimentação. Por isso, evite prestar atenção apenas no preço. Se tiver dúvidas em relação ao combustível, procure outro posto.
- A que sinais de problema é preciso ficar atento?
Os principais sintomas de que esse componente precisa de manutenção são a perda de potência do motor, funcionamento irregular ou até mesmo a parada total do veículo.
Essas falhas podem ocorrer devido ao desgaste dos componentes internos (normal ou prematuro), defeitos nas válvulas da peça, redução da vazão por alguma obstrução, queima do motor elétrico, entre outros problemas.
Mas vale lembrar que, se você cuidar bem, a bomba de combustível tem uma vida útil bem grande.