O dia 13 de fevereiro foi a data limite para o pagamento do IPVA 2020 para os carros com os finais de placa 1 e 2. Caso você esteja nessa lista e não realizou o pagamento, fique atento a alguns detalhes! Primeiro, saiba que existem juros diários apos o vencimento. Mesmo estando nessa situação, você pode dirigir, porém, até o licenciamento vencer. Chegando nesse momento, o imposto precisa ser quitado, caso contrário o próximo licenciamento será bloqueado e aí sim o carro pode ser retido.
O pagamento atrasado pode ser feito após a emissão do boleto pelo site do Detran ou da Secretaria da Fazenda de seu estado. É necessário ter em mãos os dados da placa do seu carro e o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). O boleto pode ser pago nas Casas Lotéricas, agências bancárias ou ainda pelo internet banking. O próprio banco irá calcular o valor da multa pelo atraso levando em consideração o valor total do IPVA.
Caso você não pague o IPVA e o licenciamento, o seu carro será apreendido e você terá que pagar, além dos boletos em abertos, as diárias que o carro ficou no pátio e a remoção do mesmo. Após o pagamento das taxas, é necessário comparecer ao pátio com a liberação fornecida para retirada do veículo, juntamente com o certificado de registro e licenciamento de veículo e uma identificação estabelecida pelo DAT.