Você já deve ter ouvido essa frase em algum momento da sua vida: o tempo não perdoa. Essa regra vale para muita coisa, inclusive para os automóveis. Vários itens estragam se não foram utilizados. Visualmente, o componente pode até não aparentar desgaste, mas, após determinado período, não está mais em condições de uso.
- Gasolina
Entre os itens com menor durabilidade estão os combustíveis. A gasolina, por exemplo, mesmo não tendo um prazo formal, especialistas afirmam que três meses após o abastecimento é o ideal. Após esse período, pode haver problemas no motor. Se você abastece o seu carro com a gasolina premium, a validade se estende por seis meses, aproximadamente.
- Álcool
O álcool é o que menos sofre os efeitos do tempo, pois o etanol tem validade indeterminada. Porém isso não significa que o álcool esteja imune à deterioração dentro do tanque do carro. Dependendo das condições ambientais, esse produto pode absorver umidade do ar, o que piora sua qualidade.
- Diesel
Já o diesel é o combustível menos resistente à ação do tempo. Isso porque ele é mais sensível à ação da umidade do ar. Tento contando com a água, esse produto pode ser contaminado por micro-organismos, o que, consequentemente, provoca até a formação de borra e de depósitos de goma no tanque.
Como vocês viram, o ideal é não guardar combustível por muito tempo, assim evita danos ao seu carro.