Como saber se o carro precisa de alinhamento? Confira

Como saber se o carro precisa de alinhamento? Confira

Imagine a seguinte situação: você coloca seu volante centralizado direito e, durante o percurso, ele fica puxando para um lado ou para o outro. Esse é apenas um de muitos sinais que seu carro pode estar dando e que significa a necessidade de um alinhamento. Mas afinal, o que significa isso e qual a sua importância? Bom, o alinhamento da roda é um importante procedimento que ajusta os ângulos das rodas de modo que elas fiquem perpendiculares ao solo e paralelas entre si. Ou seja, é uma correção na simetria das rodas do carro. O objetivo é ajudar a dar uma maior durabilidade aos pneus e auxiliar o veículo a seguir reto na estrada, dando assim, mais segurança e estabilidade ao motorista.

O desalinhamento do automóvel pode desgastar de forma desigual e com mais rapidez os pneus e o sistema de suspensão. Se não for feito constantemente, também pode elevar o atrito entre os pneus e o solo e aumentar o consumo de combustível. Quer evitar esses futuros problemas e dor de cabeça? Então, fique de olho nos cinco sinais que seu carro está dando de que precisa de um alinhamento!

  1. Volante não centralizado
    O certo é seu volante ficar centralizado, principalmente, se você estiver dirigindo em uma estrada plana.
  2. Carro “puxando” para um lado ou para o outro
    Acontece quando o veículo não anda em linha reta, exigindo muito esforço do motorista ao volante.
  3. Mão solta no volante
    Isso acontece quando, ao dirigir, o carro parece estar muito solto ou vagando pela estrada.
  4. Desgaste desigual dos pneus
    Quando existe um desgaste apenas nas bordas internas ou externas dos pneus.
  5. Volante não volta para o centro depois de uma curva
    O correto é, após uma curva, o volante voltar para o centro sozinho.

Se você identificou algum desses problemas no seu carro, não perca tempo e busque um mecânico da sua confiança para fazer uma inspeção o mais rápido possível. O aconselhado é fazer o alinhamento a cada 10.000 quilômetros rodados ou quando surgirem desgastes irregulares nos pneus. E esse procedimento não é demorado. Dura cerca de 30 minutos para alinhar cada eixo. Normalmente, ele é feito junto a um balanceamento do carro, pois, como as causas são bem parecidas, o serviço pode interferir no resultado um do outro. Fazer o alinhamento do seu veículo é essencial para prevenir danos, economizar dinheiro e, principalmente, evitar acidentes.