A empresa chinesa Contemporary Amperex Technology Co. Ltd. (CATL), responsável por fabricar baterias para carros elétricos das marcas Volkswagen e Tesla, está prometendo uma novidade que vai revolucionar a indústria automotiva. A companhia anunciou, por meio do presidente do conselho da firma, que está pronta para fabricar uma bateria capaz de durar 16 anos ou 2 milhões de quilômetros. Atualmente, as baterias utilizadas em carros elétricos duram cerca de 8 anos ou 240 mil quilômetros.
A extensão da vida útil das baterias representa uma redução nas despesas dos consumidores de carros elétricos, uma vez que a bateria poderia ser utilizada em um segundo veículo. Desta forma, isso significa uma vantagem para o segmento, que busca recuperar as vendas que foram perdidas devido à pandemia de Covid-19. Contudo, para adquirir as baterias mais rentáveis, os interessados deverão desembolsar um valor 10% maior que os das baterias utilizadas atualmente em carros elétricos.
Em 2019, a Tesla chegou a sinalizar que havia conseguido desenvolver uma bateria com duração de 1,6 milhão de quilômetros. Contudo, nada foi confirmado. Em maio deste ano, foi a vez da General Motors afirmar que se aproximou do marco.
A previsão para o futuro da indústria de veículos elétricos é animadora. Mesmo com a significativa diminuição no número de vendas de carros elétricos em 2020, o prognóstico para o início do próximo ano é de um grande aumento no faturamento das companhias.