Visando a luta contra o coronavírus, a FCA, responsável pelas marcas Fiat e Jeep, anunciou algumas ações para auxiliar no combate do Covid-19. Entre elas estão a criação de hospitais de campanha em Betim (MG) e Goiana (PE), cidades onde possui fábricas e a manutenção de respiradores quebrados. Outra ação feita pela empresa é a participação da força-tarefa para consertar respiradores quebrados. A atividade foi anunciada na última semana pela Chevrolet. A Fiat Chrysler também anunciou a produção de protetores faciais usando impressoras 3D, como está fazendo a Peugeot Citroën e a Hyundai.
Detalhes das ações:
- criação de hospital de campanha com 100 leitos em Goiana (PE);
- liberação da área do Fiat Clube para instalação de hospital de campanha com 200 leitos em Betim (MG);
- auxílio das áreas de compras, logística e engenharia aos fabricantes de respiradores do país para compra de matéria-prima;
- auxílio na busca de financiamento para investimentos em fábricas brasileiras de respiradores;
- produção de 2 mil protetores faciais usando impressoras 3D;
- doação de 60 mil máscaras, sendo 30 mil para MG e 30 mil para PE.
- empréstimo de 125 veículos para os governos estaduais de Pernambuco e Minas Gerais e para as prefeituras de Belo Horizonte e Betim.
Sobre o hospital de campanha, a própria FCA ficará responsável pela construção em Goiana. Serão 100 leitos, onde 3 estarão na chamada sala vermelha, que abriga os casos mais graves. Os outros 97 são de enfermaria. O local também terá 10 consultórios e sala de triagem para o atendimento. Já sobre a manutenção dos respiradores, a empresa cederá 15 técnicos que vão atuar no reparo de 275 aparelhos quebrados nos estados de Pernambuco e Paraíba e 335 em Minas Gerais. As fábricas da Fiat e da Jeep também serão transformadas em centros de recebimento e manutenção dos ventiladores fora de operação.