Quando compramos o nosso primeiro carro, a qualquer sinal de problema já levamos o veículo ao mecânico sem pensar muito. Se for um profissional de confiança, ele vai, de fato, identificar o problema e cobrar de forma justa. Mas isso pode não acontecer, e aí vem um pagamento caro por pequenos reparos. Pensando nisso, separamos algumas melhorias que você mesmo pode fazer e não gastar muito por isso:
- Troca as palhetas do limpador de para-brisa
Sendo um equipamento lembrado apenas nos dias chuvosos, a troca das palhetas podem ser facilmente feitas. Mas vale ressaltar que o equipamento novo precisa ter o mesmo encaixe da anterior. Outro ponto de importância é que a haste de ferro precisa está bem encaixada, para que a mesma não volte contra o vidro.
- Calibragem de pneu
De uma forma super prática, só é necessário saber a pressão do pneu. Essa informação você pode encontrar no “manual do proprietário” ou ainda em sites reconhecidos. Já o equipamento para isso você acha em postos de combustíveis.
- Trocar um fusível
Se for a primeira vez que o fusível queimou, indo ao “manual do proprietário” você encontra o passo a passo para a realização da troca. Caso o problema persista, é interessante você procurar um especialista, pois existe uma possibilidade de haver curto.
- Completar o nível de água
O único ponto de alerta para essa ação está relacionado a temperatura do motor. Para evitar um acidente, complete antes de ligar o carro, preferencialmente após ele ter ficado parado um certo tempo. No próprio reservatório existe uma marca que mostra o limite de forma lógica.
- Lâmpadas queimadas.
Dependendo do modelo e da localização, elas são bem fáceis de trocar, bastando observar a lógica do local e da fixação dela. O manual do carro também fornece orientações para realizar essa troca, além do tipo de lâmpada que deve ser substituída.
Aqui separamos algumas ações práticas para você resolver pequenos problemas com o seu carro, mas para danos maiores não hesite em procurar um mecânico profissional!