Baterias automotivas: saiba os fatores determinantes para a vida útil

Baterias automotivas: saiba os fatores determinantes para a vida útil

Uma das peças mais relevantes no motor de um carro é a bateria. A bateria é constituída por placas de chumbo (positivas e negativas) e solução de ácido sulfúrico (eletrólito). Ela é a responsável por fornecer energia ao motor de partida do veículo, assim como alimentar o sistema elétrico do automóvel quando o mesmo está desligado. Neste post, vamos saber um pouco mais sobre o tempo de vida útil da bateria automotiva.

Para começar, nós precisamos entender que assim como todas as outras peças que compõem o seu veículo, a bateria, conforme o tempo utilizado, precisará ser substituída. Diferente da crença popular, o tempo de vida útil da bateria não é igual para todos os veículos. Existem vários fatores que podem alongar ou diminuir a vida útil da bateria. Uso de aparelhos de DVD, rádios mais potentes, realização de prevenções, cuidados com o carro, entre outros fatores são determinantes para definir esse período. A variação é tão grande que mesmo que o carro seja do mesmo modelo, só o fato de ser 1.0 ou 1.6 já faz toda a diferença na vida e desempenho da bateria. 

Segundo especialistas, a duração média de uma bateria é de 2 a 3 anos, podendo variar para mais ou para menos. Caso o motorista realize frequentemente checkups, a bateria pode chegar a ter uma duração de até 4 anos. No processo inverso, ou seja, um motorista descuidado a bateria pode chegar a durar apenas 1 ano. 

 

  • Você sabia?

O clima da cidade também influencia na duração de uma bateria. Em uma cidade com o calor intenso, há um aumento na reação química dentro do produto, fazendo com que a bateria descarregue mais rápido. No frio, os metais dos polos da bateria do carro começam a retrair, descarregando também de forma mais rápida.