Rodas grandes: desempenho melhor ou só estética?

Rodas grandes: desempenho melhor ou só estética?

A parte estética do carro é algo valorizado por muitos motoristas. Ao longo dos anos, a customização virou algo comum entre os apaixonados por veículos automotores. Entre as partes mais modificadas, estão as rodas. Isso se dá porque, visualmente, a troca das rodas dos carros consegue dar um “ar diferente” no veículo, além de chamar muita atenção. Mas você sabe os prós e os contras dessa modificação? Separamos para você algumas observações que você deve fazer antes de realizar a troca dos pneus somente pela estética. Confere só!

 

De forma bem direta: não é recomendado a troca das rodas de carros comuns, usados no dia à dia. Agora, vamos explanar os motivos. A implantação de rodas maiores em veículos comuns faz com que o carro fique mais pesado, fazendo que a aceleração diminua e o consumo de combustível aumente. Para entendermos melhor, precisamos partir do princípio que o importante não é o tamanho do aro, mas o diâmetro externo do pneu, que está em constante contato com o solo. A relação é simples: roda grande tem menor aceleração e maior velocidade; rodas pequenas têm maior aceleração e menor velocidade.

 

Agora você pode se perguntar: mas e os carros esportivos que vêm com pneus grandes? Bom, neste caso, esses veículos possuem um motor de muita potência, fazendo com a perda de aceleração seja muito pequena e o ganho de velocidade seja grande. Por outro lado, os carros comuns, àqueles com motores entre 1.0 a 2.0, vão perder muita aceleração e não vão ganhar nada de velocidade, visto que a potência é limitada. 

 

Um outro ponto que podemos abordar é a estabilidade. De fato, um pneu com largura maior dá uma estabilidade maior no veículo. Contudo, essa estabilidade não será utilizada nos veículos mais comuns, além de consumir mais combustível. Entretanto, o processo inverso ocorre nos veículos esportivos. A estabilidade é extremamente importante para eles e será utilizada.

 

Por fim, é super indicado que os veículos comuns mantenham suas rodas menores, com aros 13 a 15 polegadas. Desta forma, você garantirá melhor desempenho do seu carro, além de um consumo de combustível menor.