Uma das áreas que está sendo afetada devido ao Covid-19 é o mercado de carros seminovos, no Brasil. A Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), antecipa que os números de março apontam uma queda de 91,77% nas vendas da última semana em relação ao resto do mês de março. Na primeira quinzena, a média registrada foi de quase 61 mil veículos por dia. Na 3ª semana do mês, o número teve uma leve queda: 51.538 (-15,56%). Porém, a última semana foi vertiginosa: 90,3% e apenas 5.014 transações. Esses dados envolvem carros, comerciais, leves (picapes), motos e pesados.
- Motivos
Com o fechamento das lojas, a parada dos órgãos públicos, como o Detran, e o cancelamento de feirões (para evitar aglomerações), além da esperada recessão na economia, se tornou inevitável essa queda. Segundo a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), como no começo do mês apresentou um saldo positivo, o impacto mensal será camuflado.
- Consequências
Com a manutenção da quarentena em abril, as revendedoras estão preocupadas com o futuro, na esperança de normalização para a segunda quinzena de abril. O reflexo no acumulado do ano também é menos preocupante que o futuro: no 1º trimestre de 2020 foram comercializados 3.143.864 – 5,4% a menos do que no mesmo período do ano passado.